Doe sangue, salve vidas. Este foi o lema do Dia da Doação de Sangue realizado no último sábado (27/8), no prédio do Centro de Atenção Especializada - CAE Iria Diniz. O objetivo foi sensibilizar a população para doação voluntária de sangue, já que o estoque na rede municipal é baixo e a cidade não possui uma unidade própria do Hemominas. A ação conseguiu reunir 131 candidatos para doação e coletar 97 bolsas de sangue. O que não é pouca coisa, já que cada bolsa armazena cerca 500 ml de sangue e pode ajudar a salvar até quatro vidas.
A iniciativa foi da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecida como Igreja de Mormon) em parceria com a Fundação Hemominas - Unidade Betim e contou com o apoio da Prefeitura de Contagem.
A prefeita Marília Campos acompanhou o início da ação, agradeceu aos parceiros e destacou a importância de iniciativas como a do Programa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “que auxiliam a administração no cuidado com as pessoas. Os doadores de Contagem precisam ir até BH para doar. Agradeço ao pessoal da igreja pelo trabalho e também à Fundação Hemominas. Minha esperança é que, em breve, possamos ter uma unidade aqui em Contagem. Doe sangue. Doar sangue é doar vida”.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, explicou que a campanha tinha como finalidade conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, e, ao mesmo tempo, melhorar os estoques de sangue do Hospital Municipal de Contagem. “Uma política de hemoterapia é fundamental. A realização de cirurgias depende disso. Logo, vidas dependem disso. Contagem tem trabalhado muito para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, o que facilita as ações de saúde”.
O responsável pela comunicação social da Igreja e Mormon em Contagem, Sebastião Moreira, participou da organização do Dia da Doação de Sangue e falou da importância da campanha. “Nós nos sensibilizamos com o apelo da Hemominas em sua propaganda sobre a baixa do estoque de sangue e decidimos participar da sensibilização das pessoas. É um dia importante também, porque estamos na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto”.
A médica hematologista da Agência Transfusional do Hospital Municipal de Contagem, Andrômeda Moreira, explicou que, após a campanha, as doações podem ser feitas nos postos do Hemominas, e, no ato da doação, é possível pedir o direcionamento da coleta para o banco de sangue do Hospital Municipal de Contagem. “Para doar é necessário observar alguns critérios. Por exemplo: os doadores precisam ter idade entre 18 e 60 anos; doadores com idade entre 16 e 17 anos somente acompanhados dos pais para a autorização; quem recebeu a vacina contra a COVID-19 tem que esperar sete dias da imunização para que possa doar; se o doador testou positivo para o coronavírus precisa esperar 30 dias após o término dos sintomas para que possa doar; entre outros protocolos”.
Mais informações sobre doação de sangue podem ser obtidas diretamente com a Fundação Hemominas pelo telefone (31) 3768 7450 ou pelo site http://www.hemominas.mg.gov.br/
Clique aqui e acesse todas as condições e restrições para doação segundo a Fundação Hemominas.
Confira a galeria de fotos, clicando aqui.